O Conselho Federal de Psicologia — órgão que regulamenta, orienta e fiscaliza a profissão de psicólogo no Brasil — iniciou autorizações a consultas psicológicas online desde 2018, com a Resolução CFP nº 011/18.
Igualmente ao que ocorre em sessões presenciais, o psicólogo deve seguir o Código de Ética Profissional, mantendo o sigilo e a privacidade de tudo que será relatado nas conversas. Cada sessão será combinada entre psicólogo e cliente quanto ao dia, horário, tempo de cada atendimento e a forma por onde será realizada a sessão (plataformas de redes sociais). Se faz necessário autorização dos pais ou responsáveis para que seja realizado atendimento online a crianças e adolescentes.
Alguns benefícios podem ser constatados na modalidade online, como por exemplo: facilitação a comunicação, pois alguns temas podem ser mais delicados de serem tratados frente a frente, permite maior flexibilidade de horários, oferece mais praticidade e dinamismo, evita deslocamentos desnecessários e ideal para o período de quarentena.