A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo inconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo. Portanto, psicanálise seria o Estudo/Análise da Alma. A proposta da Psicoterapia Psicanalítica é ajudar o paciente a falar sobre si mesmo, e a partir desta fala, entrar em contato com conteúdos que fogem à sua compreensão (conteúdos inconscientes), mas que, no entanto, influenciam sua forma de agir, pensar e sentir.
Essa abordagem tem ênfase específica em promover análises do paciente, que por vezes não será agradável, porém trará à luz de experiências internas e possibilitará ser protagonista da sua própria história. O profissional capacitado terá como base os recursos de associação livre e transferência para acessar os conteúdos do inconsciente de palavras, ações e produções do indivíduo. Independente da sua linha teórica, o papel do psicoterapeuta sempre será a promoção da saúde mental do paciente.