O QUE OFERECEMOS
Conheça nossos serviços
Avaliação Psicológica e Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica: Consiste em investigar como o funcionamento do cérebro influencia as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, podendo ser solicitado pelo próprio paciente ou médicos como: psiquiatras, neurologistas e geriatras como recurso para nortear o diagnóstico e o tratamento mais adequado.
A avaliação neuropsicológica se faz necessário quando há alguma deficiência cognitiva que esteja prejudicando a vida diária da pessoa e interferindo negativamente em seus relacionamentos interpessoais. A avaliação neuropsicológica também é útil para realizar o diagnóstico diferencial de doenças ou distúrbios que apresentam alterações tanto de ordem neurológica quanto psicológica.
Em nosso espaço clínico realizamos Avaliação Neuropsicológica a partir dos 12 anos de idade.
Você pode se beneficiar do processo de Avaliação Psicológica para seleção de um concurso, trabalho, aquisição da carteira nacional de habilitação, cirurgias eletivas (bariátrica, vasectomia, laqueadura), entre outros. A finalidade da avaliação é verificar a saúde mental de uma pessoa e para tal, serão utilizados instrumentos, que vão desde os testes, as entrevistas, observação e análise de dados.
O psicólogo consegue obter resultados quanto a personalidade, memória, percepção, inteligência e emoção após a avaliação. O objetivo de quem solicita uma avaliação psicológica é, em sua maior parte, a verificação das condições psicológicas de um indivíduo, visando que ele não ofereça risco a si mesmo nem aos outros.
Psicanálise
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo inconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo. Portanto, psicanálise seria o Estudo/Análise da Alma. A proposta da Psicoterapia Psicanalítica é ajudar o paciente a falar sobre si mesmo, e a partir desta fala, entrar em contato com conteúdos que fogem à sua compreensão (conteúdos inconscientes), mas que, no entanto, influenciam sua forma de agir, pensar e sentir.
Essa abordagem tem ênfase específica em promover análises do paciente, que por vezes não será agradável, porém trará à luz de experiências internas e possibilitará ser protagonista da sua própria história. O profissional capacitado terá como base os recursos de associação livre e transferência para acessar os conteúdos do inconsciente de palavras, ações e produções do indivíduo. Independente da sua linha teórica, o papel do psicoterapeuta sempre será a promoção da saúde mental do paciente.
Psicoterapia Individual
Refere-se a um meio relevante que se baseia principalmente na escuta da fala do outro, buscando componentes significativos, oriundos do inconsciente e visando propiciar a tomada de estado consciente, permitindo com que os indivíduos consigam ter maior poder de autoconhecimento e a partir de então, passarem a administrar melhor suas vidas assim como suas escolhas.
Por intermédio da psicoterapia individual se faz viável o entendimento das emoções, comportamentos indesejáveis, pensamentos retraídos, desejos e sentimentos.
Quando você passa a entender suas emoções, vontades e atitudes, tudo começa a conspirar, no bom sentido, para a melhora de sua autoestima e a descoberta de si mesmo. A consequência é o início de uma melhor interação com as pessoas.
A psicoterapia é realizada com um psicólogo, onde seu processo e sua duração variam a cada paciente, não há um tempo definido. Comumente a frequência é semanal, em alguns casos pode ser feita em mais de uma vez por semana, e o tempo de duração da sessão é de 50 minutos. É de fundamental importância identificar o que vem te causando mal-estar e quais são seus verdadeiros desafios para poder enfrentá-los de frente. O cerne de uma terapia é simplesmente a fala, e se faz preciso verbalizar ao psicólogo necessariamente tudo que vier a sua cabeça, expressando-se de forma sincera e livre, pois somente desse modo o profissional conseguirá extrair elementos que irão compor seu trabalho de análise. Ansiedade, depressão, inseguranças, relacionamento, entre outros pontos, são possíveis de trabalhar na terapia individual.
Saúde Mental do Idoso
As mudanças psicológicas em idosos como, ansiedade, depressão, isolamento social, transtornos alimentares, alcoolismo, por exemplo, unindo-se a situações estressantes como luto por perda do cônjuge, ou de parentes, questões com filhos e netos, adoecimentos e a dificuldade de aceitação das mudanças, corroboram para que o sentido da vida perca seu brilho, trazendo prejuízos para sua saúde mental.
A psicoterapia para a pessoa idosa, age como um facilitador deste processo, ajudando o indivíduo a adaptar-se a esta nova fase da vida, proporcionando um melhor enfrentamento das suas demandas. O contato com a terapia também proporciona ao idoso um lugar para falar de seus medos e inseguranças, garantindo o não julgamento ou critica, o que algumas vezes acontece no âmbito de sua família. Com o andamento do processo terapêutico os pensamentos de desvalia vão sendo modificados e perdem força, diminuindo a angústia e passando a enxergarem outras perspectivas mais motivadoras.
Terapia de Casal
A Psicoterapia de casal tornou-se um meio terapêutico em bastante ascensão, onde os casais que precisam de auxílio para lidar com questões que vem afetando negativamente seu relacionamento afetivo, podem encontrar o suporte necessário para administrarem seus conflitos.
A convivência a dois é algo que requer muita conversa e paciência para que os percalços que porventura surjam, sejam resolvidos da melhor maneira possível.
Ministrado por um psicólogo, a terapia de casal caracteriza-se por ser um lugar que sustenta a ética do sigilo, respeito e acolhimento sobre tudo o que será falado pelo casal. Por meio da escuta clínica, o profissional apresenta as necessidades as quais ele deverá agir como simplificador, mediando um diálogo que já não esteja existindo entre os cônjuges.
O objetivo da Psicoterapia é o de ajudar o casal a perceber tudo o que já afeta a cada um deles, identificando como o conflito começa e quais pensamentos e comportamentos disfuncionais estão impedindo que tenham um melhor relacionamento a dois.
Terapia Online
O Conselho Federal de Psicologia — órgão que regulamenta, orienta e fiscaliza a profissão de psicólogo no Brasil — iniciou autorizações a consultas psicológicas online desde 2018, com a Resolução CFP nº 011/18.
Igualmente ao que ocorre em sessões presenciais, o psicólogo deve seguir o Código de Ética Profissional, mantendo o sigilo e a privacidade de tudo que será relatado nas conversas. Cada sessão será combinada entre psicólogo e cliente quanto ao dia, horário, tempo de cada atendimento e a forma por onde será realizada a sessão (plataformas de redes sociais). Se faz necessário autorização dos pais ou responsáveis para que seja realizado atendimento online a crianças e adolescentes.
Alguns benefícios podem ser constatados na modalidade online, como por exemplo: facilitação a comunicação, pois alguns temas podem ser mais delicados de serem tratados frente a frente, permite maior flexibilidade de horários, oferece mais praticidade e dinamismo, evita deslocamentos desnecessários e ideal para o período de quarentena.