Relacionamento amoroso: Nenhum de nós está feliz, mas nenhum de nós quer desistir

Por: Psicólogo Valcrezio Revorêdo – CRP17/4661

 

O amor é um sentimento complexo, capaz de nos fazer sentir as mais intensas emoções. Quando estamos em um relacionamento amoroso, muitas vezes nos sentimos tão conectados com a outra pessoa que não conseguimos imaginar nossas vidas sem ela. No entanto, há momentos em que, mesmo estando em um relacionamento, não nos sentimos felizes.

Essa é uma realidade comum para muitas pessoas. Elas continuam em relacionamentos infelizes porque não querem desistir da outra pessoa ou porque têm medo de ficar sozinhas. Mas, ao fazer isso, acabam se machucando constantemente e chamando isso de amor.

É importante entender que o amor não é algo que deve machucar. Claro, todas as relações têm altos e baixos, mas se estamos constantemente tristes, ansiosos ou frustrados, é provável que algo esteja errado. Devemos nos perguntar se esse relacionamento nos traz mais felicidade ou tristeza, se nos faz crescer ou nos impede de evoluir.

Quando um relacionamento começa a passar por crises, pode ser difícil saber como agir e encontrar uma solução para os problemas. Felizmente, existem várias alternativas que podem ajudar a superar essa fase difícil. Aqui estão algumas delas:

  1. Comunicação aberta e honesta: Muitas vezes, os problemas em um relacionamento surgem por causa de uma falta de comunicação. É importante ter conversas francas e honestas sobre seus sentimentos, necessidades e expectativas.
  2. Terapia de casal: Um terapeuta pode ajudar a identificar as questões subjacentes em um relacionamento e fornecer ferramentas para lidar com eles de forma saudável.
  3. Tempo separados: Às vezes, um pouco de espaço pode ajudar a trazer clareza e perspectiva para a situação.
  4. Compromisso: Ambas as partes precisam estar dispostas a fazer mudanças e comprometer-se para melhorar o relacionamento.
  5. Encontrar atividades em comum: Fazer coisas juntos pode ajudar a reacender a chama e fortalecer o vínculo emocional.
  6. Buscar ajuda de amigos e familiares: Falar com amigos e familiares em quem confia pode ajudar a aliviar a pressão e obter uma perspectiva externa.
  7. Praticar autocuidado: Cuidar de si mesmo é importante para ter a energia e a mentalidade certas para enfrentar os desafios de um relacionamento em crise.
  8. Mudar padrões de comportamento: Identificar comportamentos negativos e mudá-los pode ajudar a evitar conflitos e melhorar a qualidade do relacionamento.
  9. Reavaliar as expectativas: Às vezes, as expectativas irreais podem levar a desentendimentos. Reavaliar o que é importante e realista pode ajudar a trazer clareza para a situação.
  10. Ter paciência e ser persistente: Superar uma crise de relacionamento leva tempo e esforço. É importante ter paciência e continuar trabalhando para melhorar o relacionamento, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

 

Às vezes, estar acompanhado e infeliz pode ser ainda pior do que ficar sozinho, e caso se encontre em um relacionamento tóxico, pode haver abuso emocional, manipulação e controle, e esses comportamentos não são saudáveis ​​para nós. É importante lembrar que merecemos um relacionamento em que nos sintamos amados, respeitados e valorizados.

No entanto, desistir de um relacionamento não é fácil e muito menos permanecer nele também não é. Muitas vezes, estamos tão acostumados com a outra pessoa que não conseguimos imaginar nossas vidas sem ela. Além disso, pode haver medo de ser julgado pela família, amigos ou até o medo do desconhecido. Mas, se estamos infelizes, precisamos entender o que vale mais a pena, ou seja, permanecer ou sair.

É importante lembrar que o amor não deve ser doloroso. Devemos estar em um relacionamento que nos faça sentir bem e que nos ajude a crescer como pessoas.